O nome do museu que nós visitamos chama-se Museu AfroBrasil
Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro. Viveu com a família em uma fazenda no interior de Minas Gerais até os 9 anos. Após a morte do pai, seguiu com sua mãe para o Rio de Janeiro, indo viver em uma vila de lavadeiras no bairro de Copacabana. Ainda criança demonstrou interesse por teatro. Começou a participar do grupo de atores do teatro Experimental Negro, liderado por Abdias do Nascimento. Sua estréia veio na produção O imperador Jones, baseado na obra de Eugene o’Neill, em 1945.
Após receber uma bola de estudo da Fundação Rockefeller, passou um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade Harvard e na Academia Nacional do Teatro Americano.
Ruth de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro. Viveu com a família em uma fazenda no interior de Minas Gerais até os 9 anos. Após a morte do pai, seguiu com sua mãe para o Rio de Janeiro, indo viver em uma vila de lavadeiras no bairro de Copacabana. Ainda criança demonstrou interesse por teatro. Começou a participar do grupo de atores do teatro Experimental Negro, liderado por Abdias do Nascimento. Sua estréia veio na produção O imperador Jones, baseado na obra de Eugene o’Neill, em 1945.
Após receber uma bola de estudo da Fundação Rockefeller, passou um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade Harvard e na Academia Nacional do Teatro Americano.
O sucesso na televisão começou em 1965, na extinta TV Excelsior, com a telenovela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro. Três anos mais tarde, ao ingressar na TV Globo, Ruth de Souza atuou em inúmeras telenovelas, minisséries e filmes.
Nos palcos, trabalhou em vários espetáculos, como O Imperador Jones, Todos os filhos de Deus têm asas, Vestido de noiva, Quarto de despejo, Réquiem para uma negra, Zumbi e Orfeu da Conceição.
Ruth de Souza não é apenas uma atriz negra batalhadora. É uma grande atriz, matéria bem mais complexa. Consegue condensar no tipo físico, maneira de ser em cena, falar, olhar, portar-se, as densidades e dores dos oprimidos. Se na órbita pessoal é tímida, discreta, ser de nenhuma bulha, em cena alardeia os megatons de eletricidade, magnetismo e comoção inexplicáveis, matéria secreta d'alma e sensibilidade inerente a todo grande criador.
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