domingo, 22 de maio de 2011

Modernismo no Brasil - Catarina Vallada Nº09

O modernismo brasileiro foi um movimento que influenciou muito a sociedade e a cena artística brasileira. Comparado ao mesmo movimento em outros países, o modernismo no Brasil começou a se desencadear tardiamente, em meados da década de 20, principalmente no campo da literatura e das artes plásticas.
A Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, 1922, é considerada o marco inicial desse movimento que revolucionou a arte brasileira.
 Pode-se dividir o modernismo brasileiro em três fases. A primeira fase foi a mais radical, muitas tentativas foram feitas para inovar a arte, em busca de defini-la; nessa época foram realizados muitos escândalos e protestos (1922 - 1930). A segunda um pouco mais calma, formou grandes romancistas e poetas (1930 -1945). E a terceira, também chamada de pós-modernismo, modificou um pouco o movimento por uma série de motivos. Um deles é o fim da ditadura militar (1945 - 1978).




Abaporu - Tarsila do Amaral


Antropofagia - Tarsila do Amaral



Curiosidade: Pode-se perceber que nas pinturas da Tarsila do Amaral (uma grande modernista) são usadas cores forte, mas com pisceladas leves, as figuras desproporcionais e formas arrendondadas.




Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_no_Brasil

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359

http://scardomi.wordpress.com/2008/08/27/modernismo-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário