quarta-feira, 23 de março de 2011

Folia de Reis - Vestimenta - Júlia A. Nº16 7D

                                     
Os personagens somam doze pessoas, sendo todos os integrantes do grupo, trajam roupas bastante coloridas: que são os mestre,contra-mestre, os 3 Reis Magos,palhaço,foliões

O Palhaço usa vestimentas coloridas e é responsável pela distração e divertimento de quem assiste à performance. Usa geralmente máscara confeccionada com pele de animal. Já os Reis, rainhas, folião e soldados, usam roupas coloridas, com fitas, mascaras, chapelões e uma bandeira enfeitada com pedaços de espelho e muitas flores. Os reis são os magos, que usam coroas na cabeça e roupas de cores quentes como vermelhas, amarelas e com muito brilho.
acrílica sobre cartão preto 

FONTES:


É Carnaval

Confete, serpentina
Fantasia com a máscara

No ritmo, no compasso
No batuque, na batucada

Baiana mulata toda enfeitada
Remexendo até a madrugada

Na avenida no bloco de Olinda
E no fim não tem ressaca (x2)

terça-feira, 22 de março de 2011

Folia de Reis: Dança - Cinthia n°10

Na Folia de Reis não existe um tipo certo de dança, geralmente as pessoas andam pelas ruas e levam suas preces cantadas às casas dos foliões, porém sua função é precatória, ou seja, angariar fundos para a festa de 6 de janeiro, ou dia de Santo Reis.
Recebida a esmola, os foliões agradecem de formas variadas, podendo ser com danças e versos aos donos da casa. Geralmente, os donos da casa oferecem "pinga" da boa, café com biscoito ou até jantar. A extensa seqüência ritual seguida pelos foliões consiste, basicamente, numa cantoria guiada pelo embaixador, na qual os foliões cantam diante do dono da casa pedindo licença para adentrar ou pousar. Entregam a bandeira com a imagem da Sagrada Família para os anfitriões que os recebe em sua casa. Cumprem promessas, cantam pedindo bênçãos aos moradores, pedem ofertas, agradecem os bens ofertados, pedem licença para se retirar da casa e, então, se preparam para a partida, podendo haver festa e bailes de encerramento e rito da entrega da doutrina.

Mas as danças também são parte das folias e feitas normalmente pelos bastiões, palhaços ou alferes e podem ser diversas, conforme a região, como a dança-da-jaca, balanceado, cateretê, do meio dia e outras.À frente do grupo caminha o bandeireiro ou bandeireira, pessoa responsável por carregar o símbolo que representa a folia: a sua bandeira. A bandeira possui várias configurações diferentes apresentando aspectos da folia que representa.


Dança livre numa festa de Folia de Reis.


Caminhada pelas ruas numa festa de Folia de Reis.
Fontes:
teresopolison.com
http://www.cidadespaulistas.com.br/folia-de-reis/folia-de-reis.html#bastiao

domingo, 20 de março de 2011

Comidas típicas da Folia de Reis-Maria Irma n°22

A festa Folia de Reis foi trazida ao Brasil pelos portugueses, aqui no Brasil foi desenvolvida como uma festa religiosa, folclórica e de muita beleza.Começa no dia 24 de dezembro e vai ate o dia 6 de fevereiro, nesse tempo um grupo de pessoas tocando inúmeros instrumentos saem de casa em casa buscando oferendas para o Menino Jesus, que poderia ser desde uma xícara de café ate um prato de comida.

No Brasil a comida servida durante a festa varia de acordo com região: No Rio de Janeiro Rabanada, em Goiás: pamonha, Piauí: canjica, Nordeste: Bolo dos reis.
    Como a festa e comemorada em todo o mundo em alguns países existem outros tipos de comida como, por exemplo: na França é costume antigo consumir uma torta doce e recheada, chamada: Galette dos reis.  Nas padarias é tradição colocar uma fava seca ou feijão dentro da torta e a pessoa que achar, será eleito o rei do dia.





Bolo de reis trazido de portugal também conhecido por Bolo rei:
Ingredientes:• 750 g de farinha
• 30 g de fermento de padeiro     • 150 g de margarina
• 150 g de açúcar                               • 150 g de frutas cristalizadas
• 150 g de frutos secas                    • 4 ovos
• raspa de 1 limão                             • raspa de 1 laranja
• 100 ml de vinho do Porto         • 1 colher de sobremesa de sal
• 1 brinde                                             • 1 fava.



No Uruguai as crianças deixam sapatos com capim e água para os camelos dos três reis magos se alimentarem na viagem de volta em troca ganha doces.  

   No dia 6 de janeiro há uma simpatia feita com Romã, que segundo a tradição se você chupar três caroços da fruta e depois embrulhar em um pedaço de papel e guardar na carteira não faltará dinheiro.




Romã:
Utilizada para trazer sorte.


                                                                                                 





Pamonha.





Fontes:

http://lucianedaux.blogspot.com/2011/01/06012011-dia-de-reis-ou-epifania.html
http://palavra-escrita.blogspot.com/2010/01/e-dia-de-reis.html
http://www.lenderbook.com/reis/index.asp

quinta-feira, 17 de março de 2011

Folia de Reis- Música e Instrumentos- Catarina Bromatti n08 7D

       Em algumas regiões as canções de Reis são por vezes ininteligíveis, dado o caos sonoro produzido. Isto ocorre quase sempre porque o ritmo ganhou, ao longo do tempo, contornos de origens africanas com fortes batidas e com um clímax de entonação vocal. Contudo, um componente permanece imutável: a canção de chegada, onde o líder (ou Capitão) pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida, e se despede.

       No Sul de Minas um grupo de Folia de Reis é composto da Bandeira ou Estandarte que é decorado com figuras alusivas ao menino Jesus, ou mesmo com palavras relativas à data. Outro componente importante é o Bastião que se veste de modo característico, mascarado e sempre porta uma espada, este tem a função de folião propriamente dito, levando alegria por onde a folia passa, e como que abrindo caminho para a passagem da Folia que de certa forma representa os próprios Reis Magos. O Bastião tem também a função de citar textos bíblicos e recitar poesias alusivas. Na sequência o grupo de vozes se organiza em Mestre, Ajudante, Contrato, Tipe, Retipe, Contratipe, Tala, ou Finório. Na verdade esses nomes se referem a uma organização das vozes em tons e contratons, durante a cantoria, o que leva a formação de um coro muito agradável aos ouvidos. O Mestre, por sua vez, tem papel especial de iniciar o canto, que é feito em versos e de improviso, agradecendo os donativos da casa visitada. Os outros componentes então repetem os versos, cada qual em sua voz, na cadência definida pelo Mestre, acompanhados pelos instrumentos que portam.
       Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.




   IMAGENS : 
um grupo de folia de reis

as danças
                                                           


                                                                      as fantasias






FONTES :  www.raizonline.net/  imagem 1
babeldasartes.com.br imagem 3
flogao.com.br imagem 2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis